Inscrições para o provão do Padre Moretti, em Porto Velho, estão abertas até o dia 13 de abril pela internet 26 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia
Mais de 2,7 mil candidatos à conclusão dos ensinos fundamental e médio são esperados no provão deste primeiro semestre de 2018 no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) Padre Moretti. A previsão fundamenta-se em dados do último certame, em Porto Velho, quando aquele foi o número alcançado.
As provas incluem todas as áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagem e Matemática.
“Sem alterações, funcionará a mesma grade, o mesmo conteúdo programático do ano passado, e já nos preparamos para receber maior número de inscritos”, disse a coordenadora pedagógica do Ceeja, Francisca Aguiar.
As inscrições são pela internet e começaram hoje (26) e encerram-se no dia 13 de abril. As provas do Ensino Fundamental serão aplicadas de 7 a 9 de maio, das 19h às 22h; do Ensino Médio no período de 10 a 17 de maio; também das 19h às 22h. O resultado do Ensino Fundamental será divulgado no mural do Padre Moretti dia 8 de junho e o do Ensino Médio dia 15 de junho.
Na média de dez questões por noite, nessas três horas de duração. Doze salas estão disponíveis para as provas.
Link para inscrição do Ensino Fundamental
Link para inscrição do Ensino Médio
Para tudo funcionar bem, o Ceeja adaptará as turmas em conformidade com o espaço. No ano passado o ensino médio exigiu tempo de cinco semanas, enquanto o ensino o fundamental precisou de três.
A direção aguarda orientação e apoio da Secretaria Estadual de Educação para adotar o sistema de inscrição totalmente online. “Mas o modo manual prevalece no período”, disse a coordenadora.
Quem procura o Ceeja? “Trabalhadores da construção civil, comerciários e até servidores públicos de diversas áreas, pessoas que frequentaram cursos técnicos, mas por algum motivo não concluíram o ensino médio”, ela explicou.
A metodologia de ensino no Ceeja diferencia-se da dirigida às crianças e adolescentes. Antigamente a Educação de Jovens e Adultos (EJA) era chamada de supletivo, e por essa razão, até hoje muitas pessoas ainda utilizam esse termo quando a ela se referem.
Francisca faz a recomendação geral da direção do estabelecimento, reiterando que o provão ”não é concurso, jogo ou loteria”. Assim, ela adverte: “Não é o X que funciona, mas o preparo do candidato”.
Segundo a coordenadora, o exame serve para o aluno regularizar o atraso escolar e organizar documentação perdida.
Nesse aspecto, estrangeiros também se beneficiam e atualmente também fazem parte da clientela que busca a regularização escolar – bolivianos e haitianos, por exemplo.
No ano passado, lembrou Francisca, Matemática foi “o calo” da maioria dos mais de 2 mil inscritos. “De um modo geral, houve boa aprovação no Ensino Fundamental, notadamente em Ciências Naturais”, observou a coordenadora de exames gerais, professora Keila Santos Barbosa.
O QUE É PRECISO
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que trabalha com o mesmo conteúdo, e pretende desenvolver as mesmas competências do Ensino Fundamental [1º ao 9º ano] e Médio [1º ao 3º ano, antigo colegial], porém, voltada para pessoas adultas. Estas são as exigências para os candidatos:
► Idade mínima para provas: 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 para o Ensino Médio.
► Apresente-se na coordenadoria com duas fotos 3 x 4 e cópia de documento oficial.
► É fundamental que o candidato esteja preparado e tenha conhecimentos gerais para fazer a prova.
ONDE FICA
O Ceeja Padre Moretti fica na Rua Herbert de Azevedo nº 1649, bairro São Cristóvão, em Porto Velho.
Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Jeferson Mota e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’
* CABRA FROUXO - Marido foge e deixa mulher ser presa com drogas na zona leste
* SOL E CHUVA EM RO - Calor: termômetros podem alcançar os 40 graus neste domingo
* QUEDA EM BURACO SEM FUNDO - Jair Bolsonaro usa meme nas redes para ironizar alta do dólar
* ALEMÃES COM PEITO APERTADO - Magdeburgo vê consternação e ódio após ataque a mercado de Natal
* TRAGÉDIA CHOCA MINAS GERAIS - Acidente em MG é a maior tragédia em rodovias federais desde 2008
* A VERDADE E A FUGA - Carro capota após colisão com caminhão em Porto Velho, e motorista foge
* FIQUE LIGADO NESSA - Expediente bancário tem alterações neste final de ano; confira
* CULTURA E TURISMO - Livros destacam potencial da cultura e do turismo de Roraima